quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Efeito Janeiro - Comportamento de massa #01

Eu realmente odeio janeiro!
Ano novo, vida nova, todo mundo engordou horrores no natal e no Réveillon pra depois prometer emagrecer no resto do ano. Bem, convenhamos que o que engorda realmente não é o que comemos entre o natal e o ano-novo e sim o que comemos entre o ano-novo e o natal, o que dá mais lógica a esse tipo de promessa. Até aí tudo normal, nada de novo, acontece todo ano. Mas, aí surge a dúvida, pra quê odiar janeiro?
Vou te dizer o porque do meu ódio contra janeiro. É algo chamado Efeito Janeiro. E a primeira coisa que você nota é: você não reconhece seus amigos. Cada pessoa pára de fazer alguma(s) coisa(s) que gosta e começa a fazer coisa(s) que não gosta. Exemplos típicos: Tenho um amigo que é amante inveterado da gordura (assim como eu) e que eu chamei pra ir jantar, a resposta: "Fiz legumes no vapor aqui.". Ou sempre eu divido uma coca com os amigos e num belo dia de janeiro um deles fala "Nem, valeu, tô diminuindo a coca.". Ou aquele seu amigo largado que começa a vir penteado e bem vestido e seu amigo sedentário que, em janeiro, parou de usar elevador. Se você parar pra notar verá muitos exemplos assim no começo de janeiro.
Você deve estar pensando: "Mas as pessoas começam a largar coisas ruins e começam a fazer coisas boas... por que odiar algo tão benéfico?". Eu concordo com isso, agora veja bem, percebeu que se todo o mundo fizesse o que faz no começo de janeiro o resto do ano todos iríamos acabar sempre ficar cada vez com menos promessas para o próximo ano. E que então iríamos chegar a um ponto de utopia em que não haveria mais promessas para se fazer?
Cidade de Tangamangápio em 1998 se o Efeito Janeiro fosse definitivo

É aí que mora o motivo para odiar janeiro, o Efeito Janeiro ocorre todo ano e dura geralmente não mais de três semanas, tempo em que você está começando a entender os seus "novos" amigos. E depois eles vão gradualmente voltando ao que eram. Mas não pára por aí, todos, eu disse TODOS estão à mercê do efeito janeiro, até mesmo você próprio. E passadas as três semanas começam os migés, os "foda-se" e o famoso "Hoje não...".
E essa é a pior parte do Efeito Janeiro, quando ele te atinge, você se sente incapaz de manter uma promessa para si, percebe que sua força de vontade não foi nada mais do que um impulso feito pelo final de ano. Uma injeção de Peter Perfeito que o começo do ano nos dá para que a gente tente ser uma pessoa melhor, mas que o efeito raramente não passa de um mês.
Que post triste para se começar um blog, não?
Tá bem, vou deixar vocês felizes e dizer a verdade, eu realmente odeio janeiro, mas esse Efeito Janeiro foi só uma coisa que eu inventei pra esconder a verdadeira causa de eu odiar janeiro, e essa causa se deve apenas a estupidez minha. Vou por uma tirinha que eu fiz do FUU para exemplificar melhor.
Viram, eu disse que era estúpido, mas acontece comigo sempre. E pior que dura mais que três semanas. Bem, espero que este tenha sido um bom texto de estréia, porque não haverão mais posts de estréia, eu juro.
Té semana que vem!

Um comentário:

  1. Olá. Textos interessantes, os seus. Um breve comentário: Percebi uma certa similaridade com um outro ótimo blog - o Blog do Amer...
    Bom, quiser ler o meu blog (temporariamente desativado) aqui vai o link: http://loucosporculturapop.wordpress.com/

    ResponderExcluir