quinta-feira, 8 de abril de 2010

Maus perdedores - Listas #01

          Na aula de hoje iremos falar sobre maus perdedores. Várias vezes, vou listar representantes de maus perdedores, os sub-títulos são os representantes, leia o texto. Pra começar, vamos definir o que vamos chamar de mal perdedor. Maus perdedores são, antes de mais nada, perseverantes, sim ,nessa lista os maus perdedores são aqueles que nunca desistem de fazer as coisas de sua maneira, mesmo que seja senso comum de que seu jeito tenda ao fracasso. Não entendeu? Acompanhe a lista.

7- Governos que não adotam o sistema métrico. 
          Já passou raiva quando te pedem ou te dão dados na internet com a altura em 'feets' e o peso em 'pounds'?
          Pois saiba que isso já causou muito mais problemas do que fazer internautas usarem o goole para equivaler suas medidas. Na aviação, pilotos de países que não usavam sistema métrico entravam em conflito com torres de controle que usavam o sistema métrico e como saber quanto equivale 12.000 pés de altitude em metros? Ou 12 nós em qilômetros por hora? Notou o que eu quis dizer?
          O sistema métrico perde em áreas como a navegação e na aviação, mesmo a maior parte do mundo adotá-lo para todo o resto. Por isso, fica em último lugar da lista.

6-Comunistas.
          Houve uma época boa para eles.  Sim ,de fato, um dia eles podiam ter dominado o mundo. Eles foram grandes, temerosos e inspiradores. Mas eles perderam. Fim.
          Os comunistas que eu digo não são só comunistas, são neo-nazistas, anarquistas, monarquistas. Pessoas que defendem um tipo de governo que a história mostra que ruiu e que pelo jeito, não vai voltar tão cedo. É como defender a República Romana hoje em dia. Agora imagine alguém falando como seria melhor se nosso governo fosse mais parecida com a Pax Romana. Admita, você já ouviu algo do tipo.

5- Quakers.
          Vamos pro meio do nada começar vida nova e queimar tudo o que for tecnológico, vamos dizer para as pessoas que elas estão erradas em aceitar o novo e que isso é"do mal".
          Não aceitar as novas tecnologias não é algo novo, mas até hoje é feito. Os quakers são a imagem clássica, como naquele episódio do Laboratório de Dexter que o Dexter foi para a casa dos quakers e fez uma lâmpada de batata e por isso quase crucificaram o garoto.
          Um exemplo atual: na Inglaterra, muitos pais deixaram de vacinar as crianças por acreditar que a vacina fazia mais mal do que bem. Conclusão: os maiores índices de sarampo no últimos 20 anos na Inglaterra.

4- Hiroo Onoda.
          Hiroo Onoda foi o penúltimo soldado japonês a se render. Não digo que foi na segunda guerra mundial, já que o período compreende de 1939 a 1945. Mas para Hiroo, que lutou na segunda guerra, a guerra só  acabou em 1974. Sim, Hiroo ficou 29 anos lutando uma guerra que não mais existia. Ele se enfiou num buraco nas Filipinas e ficou de tocaia, os americanos recuperaram as Filipinas, mas Hiroo continuava ali esperando o exército japonês recuperar o arquipélago. Onoda foi dado como morto no Japão em 1960.
Hiroo encontrou, em 1974, um estudante japonês que tirou fotos e disse que a guerra havia acabado, mas Onoda se recusava a se render a não ser que seu superior desse a ordem.
          O estudante voltou ao Japão e contou a história ao governo, que de fato encontrou o antigo superior de Onoda, que era agora bibliotecário. O governo levou o bibliotecário para o buraco de Onoda nas Filipinas e esse deu a ordem de rendição para Hiroo, que voltou ao Japão e teve seu primeiro corte de cabelo em 29 anos. Eventualmente o soldado veio morar no Brasil, pois tinha parentes aqui, mas isso é trivial.
          Onoda mostra como a lealdade cega e absoluta a algum sistema pode te deixar no meio da selva por 29 anos e no período matar 30 civis filipinos. Mundo louco não?

3- Vegans.
          Não devemos matar animais, ou usá-los como roupas, ou fazerem trabalhar, isso é racismo.
          Na verdade, a palavra correta é especismo. E eu não inventei essa palavra. Até quakers comem carne. Se você tiver uma plantação e não matar as pragas você morre de fome. E mais, a própria natureza é especicista, leões comem gazelas, chineses comem gafanhotos e pelicanos comem pombos.
          Para complementar, é impossivel ter uma dieta vegetariana estrita e sobreviver. Há vitaminas que só tiramos de produtos animais ou de suplementos. "Ai. Eu sou todo natural e do bem, mas tenho que tomar meu remédio, senão eu morro". OK, você está certo, uma pessoa natural é desse jeito mesmo.
          Vegans mostram como querer ser bonzinho demais acaba te transformando num mau perdedor.
2- Ahab.
          Já jogou sinuca uma vez e não conseguiu matar uma bola fácil? E depois de raiva ficou focando naquela bola e tentando matar, matar e matar aquela bola e ela nunca morre, e quando se dá conta você ainda tem um monte de bolas e seu adversário já está com a castigo na mesa, só porque você ficou tentando obsessivamente matar aquela bola que ousou não entrar na caçapa aquela vez? Parabéns! Você está no segundo lugar da lista nesse momento.
          Ah! Ahab é o nome do capitão do navio que caça a Moby Dick. E se você entendeu o porque da imagem. Parabéns, considere-se um junkie por Simpsons.
1- Maratonistas brancos.
          Porque eles continuam tentando?

Nota de esclarecimento:
          Na Corrida Maluca, o Dick Vigarista não é um mau perdedor, muito pelo contrário, ele é um eterno vencedor. O objetivo verdadeiro dele nunca foi vencer a corrida, na verdade é de sempre se divertir fudendo os outros, prova disso é que em todo episódio tem um momento que ele está em primeiro lugar e pára o carro para fuder com os outros.
          Já perseguindo aquele pombo... ele é o Ahab, só que com um amigo epilético que desenha aviões e um amigo com mal de Parkinson.

Té mais!
  

5 comentários:

  1. Deveras interessante, nobre amigo. Gostaria de fazer alguns adendos:
    Eu meio que descordo da sua definição de mau perdedor: mal perdedor não é aquele que persevera ante ao fracasso. Mau perdedor é aquele que desliga o video game se você ganhou dele no Street fighter e te manda embora (se estiver na casa dele) ou joga seu controle no chão (se estiver na sua casa). O mau perdedor é aquele que leva a bola embora qndo seu time está perdendo (ou pior, quando ninguém o escolhe pra jogar). Ele lida mal com o fracasso, e não persevera: encontra algum defeito crucial na atividade na qual não obteve sucesso para justificar sua desistência na realização da mesma, inferiorizando-a, tornando-a indigna de seu preciso tempo e disposição. Mas fora isso, eu concordo com o seu novamente muito bem escrito texto. O sistema métrico já causou um dos episódios mais desastrosos da nasa, onde, em conjunto com a agencia espacial britanica desenvolveram um software para um satélite. Resultado: o satélite desviou algum milhões de quilômetros da rota original. Advinha de quem foi a culpa... O senhor Onoda foi viver em um sítio no MS depois do episódio da Guerra dos Cem Anos. Onde mais ele iria se esconder? Era isso ou harakiri. Maratonistas brancos... pfff. Primeiro lugar absoluto!
    Ps. Maldita bola 8 na caçapa do fundo! MALDITAAAA!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu sei que essa normalmente é a definição clássica do mau perdedor. Por isso expliquei o que eu ia chamar de mau perdedor no início do texto.
    Para esses persongens como o Coiote, o Kuririn ou Joseph Climber, verdadeiros exemplos de perseverança, bem, eu não criei um nome melhor para designá-los.
    Tá bem, pensei em Eternos Perdedores, mas soa "feio".

    ResponderExcluir
  3. Eternos perdedores... esse eh o Kuririn... Se bem que o Kiancha tb era... Pra mim o mau perdedor é o Sr Satan. aushaushahsuahsuahsas
    Abs

    ResponderExcluir
  4. SÓ FALTOU O NEGROIDE TENTANDO PROVAR QUE É HUMANOIDE A SERIO, MAS JA SERIA POLITICAMENTE INCORRECTO A SERIO, NÉ?JEJE

    ResponderExcluir
  5. e não um mero primata bipede que se finge de humanoide pleno..

    ResponderExcluir