sábado, 27 de fevereiro de 2010

Origem de alguns esportes - Origem das coisas #01; Inversão de valores #02

E aqui vai o tão esperado texto sobre os esportes.
Eu adoro esportes, assisto vários, pratico poucos e acompanho nenhum. Não sei, curto ver um jogo ou outro, mas, a não ser em caso de copas, eu não consigo ficar acompanhando um campeonato, prefiro ver quatro episódios de South Park toda quarta à noite que assistir ao jogo.
Voltando... O texo dessa semana pode parecer sistematizado demais, mas é o jeito que eu vejo para fazê-lo o mais tragável possível, da primeira vez que tentei escrever estava muito maçante. Os esportes vão estar divididos em categorias e vai ter até uma divisão para o prefácio:
Prefácio:
Houve uma época que nossos antepassados eram apenas mais uns macacos fedidos que andavam por aí jogando suas fezes nos antepassados dos leões. Um dia ele descobriu um ingrediente mágico, o tutano das carcaças, que deixou ele mais forte e mais esperto. Também, ele era um macaco sujo, peludo e pulguento, com alguns piolhos genitais de gorila (é sério, se quiserem passo a fonte nos comentários), mas, com o tempo, os sujos e peludos foram morrendo e sobreviveram os com menos pêlos e os que não transavam com gorilas. E como nós somos seres sociais, precisávamos de líderes. E como escolher este líder? A lógica seria, o "mais bom" de briga, mas como a maioria dos animais de hoje, os nossos antepassados também não gostavam de brigar. Os animais de hoje gostam de demonstrações de força e vigor, mostrando que são os fodas e que quem for mexer com eles tá fodido e os menos preparados fogem ou se submetem, os mais preparados desbancam o velho líder e os em pé de igualdade combatem e ambos acabam se fudendo. Então o melhor mesmo é um cara forte. E como descobrir se ele é mesmo forte? Demonstrações de força como levantar e jogar pedras e galhos, pular e urrar. E para sobreviver, mesmo não sendo o líder, precisávamos de:
Esportes de sobrevivência:
Mesmo antes de virarmos gente precisávamos fazer o básico de sobrevivência, ou seja, correr, pular, escalar, nadar e também demonstrar nossa força para os rivais, lutar, arremessar e manejar instrumentos. Essas coisas hoje em dia animais fazem para sobreviver. Contudo para nós viraram esportes.
Provas de corrida desde os 100 metros até a maratona, corrida com barreiras, natação (que eu acho um nome muito feio, deveria se chamar nado de velocidade), levantamento de peso, arremesso de peso, le parkour, escalada. Todos estes são esportes de sobrevivência. Competimos para ver que é o mais rápido, o que tem mais resistência, o mais ágil, o mais rápido na água. A maioria desses esportes envolvem tempo ou peso e por isso têm uma limitação física. Ou seja, não é humanamente possível correr a mesma distância com um tempo menor que X ou levantar um peso acima de Y acima da cabeça.
O Forrest Gump está aí, pois é um cara típico que faz esporte de sobrevivência, pois começou a correr para fugir.
E nós fomos evoluindo até o ponto que percebemos que não precisávamos ter um líder mais forte, mais rápido ou mais ágil que o líder dos outros, precisávamos ter um exército mais foda. E surgiram as guerras e com elas:
Esportes de guerra:
Não é só o tiro esportivo e as artes marciais, também temos: arremesso de dardo, tiro com arco, arremesso de martelo, a maratona (você já ouviu essa história, né?), o io-iô, aquele esporte com esqui e rifle (Jogo mais famoso foi no qual a Finlândia venceu a Rússia em 1940), a esgrima, o kendô, o pentatlo e até o escotismo surgiram por causa de guerras. Não tem muito o que escrever então vou por fatos interessantes, ou não.
-O pentatlo é uma prova em que um soldado tinha que passar por todas os obstáculos atrás das linhas inimigas durante uma guerra: montar um cavalo desconhecido, atirar com pistola, lutar com espada, correr e nadar.
- Io-iô vem do filipino e quer dizer "volte aqui".
-O escotismo surgiu com um militar inglês que queria criar garotos-soldados, e por isso pegou vinte garotos de 12 a 16 anos, levou pruma ilha e os treinou com principios de sobrevivencia e patrulha.
-Foi na Guerra do Inverno (veja o jogo da Rússia contra Finlândia, acima) em que o termo Coquetel Molotov foi criado, o diplomata russo Molotov falou que não estava jogando bombas nos finlandeses e sim provisões. Como ironia os finlandeses chamavam as bombas de "cestas de pão de Molotov" e acabaram por chamar suas bombas caseiras de "coquetel Molotov", o nome pegou.
Mas com a evolução das sociedades humanas não foi apenas tragédias em guerras. Também houve "o progresso" novas invenções, domesticação de animais e com isso surgiram:
Esportes do progresso humano:
Hipismo, tourada, vaquejada, canoagem, iatismo, esqui, patinação de velocidade, ciclismo, automobilismo e muitos outros não seriam possíveis sem o avanço tecnológico. A maioria deles envolve tanto tempo quanto técnica. É o manejo de objetos da melhor maneira e da maneira mais rápida possível.
-Nesse quesito se encontra o esporte mais brutálico dos dias atuais, o buzkashi, esporte nacional da grande nação do Afeganistão. As regras são mais ou menos assim: Suba no seu cavalo, com um chicote entre os dentes, pegue uma carcaça de cabra sem a cabeça do chão e saia a galope, sem limitações no campo, depois tente por a cabra dentro de um círculo, sendo que todos seus adversários vão vir pra cima de você com seus chicotes para tentar roubar a cabra e "fazer o gol", se a partida durar dias não tem problemas.
O buzkashi tem características do próximo grupo de esportes. Após o homem deixar de ser nômade e finalmente se assentou em algum lugar, viu que era chato ficar sem fazer nada enquanto seu trigo dourava e suas ovelhas engordavam (já viu algum esportista famoso cigano?). Era só olhar para as crianças e perceber os:
Esporte de equipes com bolas:
São esportes que são praticamente jogos de crianças, as crianças cresceram e continuaram jogando, puseram regras pra evitar Joselitos que sempre vivem por aí. Jogos de equipes com bolas normalmente podem ser jogados em espaço fechado, geralmente se contam pontos, quase sempre têm o tempo como um limitante, também é onde aparecem os craques e são os esportes mais famosos e provavelmente mas praticados hoje em dia.
O surgimento dos esportes com bola e equipes modernos só se deu sua graça quando as crianças pararam de trabalhar e iam para a escola e se socializavam com as outras crianças, elas cresciam, criavam regras e mais importante, unificavam essas regras para poder ter torneios a altos nívies.
Muito antes disso no tempo em que ainda as crianças ajudavam na roça e nas fábricas, as pessoas já estavam vivendo mais, algumas até ficavam velhas,não trabalhavam mais e só ficavam reclamando de tudo que viam pela frente, e quando elas ficavam entediadas de tanto reclamar, inventaram os:
Esporte de velhos:
Bocha, pesca, malha, hidroginástica, boliche, golfe, sinuca, curling, dardos, gateball, até mesmo o vôlei, são esportes se não criados para a terceira idade, pelo menos, típicos dessa idade, sem pensar que vários jogos com o baralho e jogos de tabuleiro devem ter sido criados por esses caras ranzinzas. Por isso caras velhos, eu os saúdo! Mas não venha me reclamar de barulho às quatro horas da tarde, ou apertar os dois botões do elevador achando que o elevador vai chegar mais rápido ou inventar de dirigir quando está bem claro que você não é mais capaz. QUER SABER! EU RETIRO MEU BRINDE! Podem ficar com seus joguinhos.
E os velhinhos inventaram alguns jogos também, mas não são só úteis como juízes para o próximo e penúltimo tipo de esporte.
Como já falei, as civilizações foram crescendo e evoluindo, as artes, principalmente a dança e a coreografia, se misturaram com os esportes, começaram a classificar o resultado, e por isso mesmo, competir, surgindo assim:
Esportes artísticos:
Roupas coladas e/ou ridículas, treinamento árduo, as lágrimas daqueles que falham e muitos, MUITOS tombos. Eu particularmente só assisto querendo ver alguém caindo da forma mais imprevisível possível. Acho que não existem muitas pessoas que curtem buzkashi e esses esportes artísticos. E eu, como já leram, curto buzkashi. Acho também que um esporte no qual juízes dão nota são muito parciais. Ainda mais que jurados são a terceira idade. Um júri realmente imparcial deveria ter: Tião Macalé, Vincent Vega, Christopher Walken, Mandy, Marla Singer, Carmen Sandiego e o Shake.
Então chegamos aos dias de hoje, em que inventamos esportes à torto e à direita qlguns muito bons como as Olimpíadas do Faustão outros nem tanto eu os chamo de:
Esportes MQP!?*:
Terríveis esportes que não justificam nada. Competitive eating, cup staking e você deve conhecer muitos outros. Não são tradições nos países (esportes tradicionais estão classificado como de sobrevivência ou de progresso humano). Geralmente tentam ver quem é o melhor em alguma coisa grotesca ou extremamente específica. Não têm muitos praticantes, e os que praticam se denominam "atletas" mesmo que tenham um IMC de 80. E agora vai o desabafo do porque escrevi esse artigo, um esporte antigo e mesmo assim, um esporte MQP.
Marcha Atlética.
Sério. O que é aquilo? Uma competição para ver quem anda o mais rápido possível sem tirar os dois pés do chão? E é um esporte respeitado. Nessa visão por que não a corrida de três pernas? Ou a corrida de sacos?
E ficam vários caras fiscalizando pra ver se alguém tira os dois pés do chão.
Não entendo, simplesmente não entendo...
Durmam com esse barulho!
Té mais!

*MQP!? - Movimento em prol de um WTF!? em português.

4 comentários:

  1. quais criterios vc usou para selecionar a ideal banca de jurados?

    ResponderExcluir
  2. Pergunta direta com resposta simples. Os MEUS critérios! E eu te desafio fazer uma banca melhor!

    ResponderExcluir
  3. Interessante o post. A tempos que você estava prometendo isso aí!

    ResponderExcluir
  4. Muito Bom Tama..... kkk... dei muita risada... bebeu qtas cervas para escrever isso??
    abraços

    ResponderExcluir